Coletâneas

Sustentabilidade Profissional

 Sustentabilidade profissional é o título deste post que mostra o quão importante é um bom desempenho na profissão. Mostra também as mais importantes ferramentas para se alcançar esse desempenho quais sejam; habilidade , capacidade , eficácia e eficiência.

Sustentabilidade Profissional.

Sustentabilidade Profissional é algo muito difícil de compreender e entender principalmente os altos e baixos pelos quais passamos em nossa profissão. Afinal, dedicamos boa parte do nosso tempo para alcançar esse objetivo. Normalmente sofremos muito com isso, pois dela depende o sustento da nossa família e, porque não dizer, o nosso próprio sustento.

– Mesmo assim, todos temos expectativas e esperanças de alcançar isso ao longo do tempo.

O que nos falta é definir a maneira pela qual isso possa acontecer.

DICIONÁRIO. 

ACIRRADA : Estimulada;

AGREGAR : Reunir;

ALEATÓRIO : Casual;

ANTEVISÃO : Visão antecipada das circunstâncias ou dos fatos;

CAPACIDADE : Fazer algo se transformar em realidade;

DESEMPENHO : Conjunto de características de comportamento ou rendimento de um indivíduo; em especial quando comparados com metas, requisitos ou expectativas previamente definidos;

DESENVOLVER : Fazer progredir;

EFICÁCIA : Antevisão correta das circunstâncias;

EFICIÊNCIA : Executar de forma correta as antevisões;

– HABILIDADE : Facilidade para lidar com algo ou alguma coisa;

IMUNIDADE : Mecanismo de defesa contra os elementos que lhe são estranhos;

–  LINEAR : Que não depende de nenhuma circunstância;

– PREMISSA : Ponto ou ideia dos quais se parte para elaborar um raciocínio;

PROATIVIDADE : Antevisão dos fatos ou circunstâncias a fim de evitar que eles ocorram;

– REATIVIDADE : Apenas executar, sem antever;

SIMETRIA : Conformidade, em medida, forma e posição relativa entre as partes dispostas em cada lado de uma linha divisória;

SUSTENTÁVEL : Que tem condições para se manter ou conservar;aquilo que se pode manter no tempo por si mesmo ou, através dos níveis, ou padrões, de habilidade, de capacidade, de eficácia e de eficiência.

 INTRODUÇÃO.

Sustentabilidade Profissional é algo muito difícil de compreender e entender principalmente os altos e baixos pelos quais passamos em nossa profissão. Afinal, dedicamos boa parte do nosso tempo para alcançar esse objetivo. Normalmente sofremos muito com isso, pois dela depende o sustento da nossa família e, porque não dizer, o nosso próprio sustento.

– Mesmo assim, todos temos expectativas e esperanças de alcançar isso ao longo do tempo.

O que nos falta é definir a maneira pela qual isso possa acontecer.

– Quem não se sente feliz quando consegue desenvolver, de forma sustentada, a sua profissão, seja ela qual for. A questão central, no entanto, é mais complicada; por quanto tempo é possível manter essa sustentabilidade de acordo com os níveis, ou padrões, a que nos propusemos?

– Num mundo onde as mudanças são constantes e contínuas e a concorrência bastante acirrada, isso se torna cada vez mais difícil. Observe-se que, em função disso, faz uma enorme diferença a intensidade da dedicação através da qual buscamos alcançá-la.

– Se quiser um complemento sobre essa dedicação clique aqui.

– A fim de elucidar melhor essa questão, apresento dois gráficos hipotéticos e baseados em um indivíduo também hipotético.

GRÁFICOS – HABILIDADE E CAPACIDADE 
Gráfico - Sustentabilidade Profissional - ferramentas - habilidade e capacidade

Gráfico – Sustentabilidade Profissional – ferramentas – habilidade e capacidade

  GRÁFICOS – EFICÁCIA E EFICIÊNCIA 
Gráfico - Sustentabilidade Profissional - eficácia e eficiência

Gráfico – Sustentabilidade Profissional – eficácia e eficiência

 LEGENDAS

– Ambos tem três legendas, a saber;

  • Ação das circunstâncias ( bolinha_azul_blog_margem_de_erro Linha azul ), representada pelos fatos que influenciam esse indivíduo, positiva ou negativamente, na manutenção do seu nível, ou padrão, de sustentabilidade.
  •  Nível ou Padrão de sustentabilidade ( bolinha_vermelho_blog_margem_de_erro Linha vermelha ) ao qual ele se propôs.
  • Atitudes que precisam ser tomadas por ele para manter o nível ou, o padrão, de sustentabilidade ( bolinha_verde_blog_margem_de_erro Linha verde).

– A linha vermelha horizontal indica a expectativa, esperança, ou meta, que queremos alcançar para essa sustentabilidade.

– Fixou-se um nível, ou padrão, aleatório e a ideia é mantê-lo constante a todo custo, ou seja, longe das circunstâncias, que devem ser resolvidas da melhor forma possível.

– Denominam-se circunstâncias os fatos de nossa vida que, de uma forma ou de outra procuram impedir que essa sustentabilidade seja, constante.

– Eis alguns deles; rotina, finanças, burocracia, informação, comunicação, personalidade, criatividade, trabalho, relacionamentos, iniciativa, conhecimento, projetos, personalidade, temperamento, etc.

– Isso significa que, fixada a meta de sustentabilidade, é preciso mantê-la, o mais possível, imune a essas circunstâncias.

– A linha azul representa as circunstâncias que dificultam, ou facilitam, a manutenção da sua sustentabilidade.

– Qualquer dificuldade para resolver uma ou algumas dessas circunstâncias, interfere na manutenção do nível de sustentabilidade.

– Assim, quanto mais afastada a linha das circunstâncias estiver da linha da sustentabilidade pior será para esse indivíduo cumprir o que programou.

– Dessa forma, é muito provável que no mês julho o nível de sustentabilidade, a que ele se propôs, será muito difícil, mas não impossível, de alcançar. Tudo vai depender dele mesmo, através da utilização de suas habilidades, suas capacidades, sua eficácia e sua eficiência.

– Dá para notar que essa linha, diferentemente da linha da sustentabilidade, não é linear, ou, em outros termos, varia com o passar do tempo o que significa dizer que em alguns meses a influência dos fatos será menor. Em outros, maior.

– O maior perigo para esse indivíduo é não saber diferenciar a linha das circunstâncias da linha de sustentabilidade e tomar uma pela outra.

– Se ele se deixar levar pelas circunstâncias, a linha vermelha perde o significado, ou, por outra, ele perde o seu horizonte, a sua perspectiva de vida, seus objetivos, suas metas, suas esperanças em termos profissionais.

– Se quiser um complementar o significado da palavra horizonte clique aqui (Post: Tempo, Céu, Terra e o Horizonte) e/ou aqui (Post: Horizonte Perdido).

– A imagem destacada e no topo deste post representa de forma fidedigna essa linha de sustentabilidade.

– A terceira linha ( verde ) representa as atitudes que ele precisa tomar para a manutenção do nível de sustentabilidade escolhido.

– Uma observação; a linha verde é simétrica da linha azul, o que significa que quanto maior for a distância da linha azul da linha de sustentabilidade maior deve ser o esforço para ele não perder as esperanças de sustentabilidade ( vermelha ).

FERRAMENTAS.

– O primeiro gráfico, agrega os itens habilidade e capacidade, ferramentas importantíssimas para ele conseguir manter o nível de sustentabilidade constante ao longo do tempo.

– Nele, o espaço acima da linha da sustentabilidade refere-se à habilidade e, o espaço abaixo da linha da sustentabilidade refere-se à capacidade.

– Então, quando a linha das circunstâncias está no espaço acima da linha da sustentabilidade ele tem a tendência de se dedicar mais às suas habilidades do que às suas capacidades, sendo que o correto é que ele se dedique às duas qualidades com a mesma intensidade. Ou, vice-versa.

– O segundo, agrega duas outras ferramentas, não menos importantes do que a habilidade e a capacidade; a eficácia e a eficiência.

– O espaço acima da linha da sustentabilidade refere-se à eficácia.

– O espaço abaixo da linha da sustentabilidade refere-se à eficiência.

– Então, quando a linha das circunstâncias está no espaço acima da linha da sustentabilidade o indivíduo tem a tendência de se dedicar mais à sua eficácia do que à sua eficiência, sendo que o correto é que ele se dedique às duas qualidade de com a mesma intensidade. Ou, vice-versa.

CONCLUSÃO.

– Para finalizar, vamos inserir algumas medidas, baseadas no que já foi dito, que servem para que cada um realize seus sonhos e desejos mais profundos de sustentabilidade profissional;

  • – Fixar um nível, ou padrão de sustentabilidade levando em conta também o nível da sua habilidade, sua capacidade, sua eficácia e a eficiência. Nesse sentido, seja bem realista.
  • – Procurar manter esse nível constante;
  • – Analisar detidamente as circunstâncias que, de uma maneira ou de outra, se relacionam com a sua meta de sustentabilidade e, se estão favorecendo ou prejudicando essa manutenção e não se deixar levar por elas.
  • – Assim, quanto mais essas circunstâncias estiverem dificultando alcançar seu objetivo mais dedicado você deve ser para manter a sua chance de realizar seus sonhos e desejos mais profundos relacionados com a sua profissão.
  • – Se quiser saber sobre outros conceitos de sustentabilidade, clique aqui ou aqui e vá para sites de indicação do significado da palavra SUSTENTABILIDADE.

Você pode gostar também

Sem Comentários

    Deixe uma resposta