Coletâneas

SABER ESCUTAR É UMA ARTE

Saber escutar é uma arte
Comentário em formato áudio do texto abaixo!

SABER ESCUTAR É UMA ARTE é um post que pretende mostrar os princípios da arte de escutar assim como a diferença entre OUVIR e ESCUTAR.

Texto extraído do livro Sun Tzu para o sucesso , de Gerald Michaelson e Steve Michaelson , Editora Cultrix

A arte de escutar é um processo ativo. É atingir o grau de bom ouvinte que assegurará o que Sun Tzu chamou de “a garantia de decisões profundas”.

Aqui vão algumas regras para você aprender a escutar:

Repita para você mesmo o que ouviu

O componente fundamental de aprender a escutar é tornar claro o que foi dito pela outra pessoa. Emprega-se expedientes como “O que eu entendi você dizer foi…”, ou simplesmente a repetição do enunciado. Desta forma, você assegura que entendeu o que foi dito, o que colabora para apreender informações adicionais.

Faça perguntas

Outro componente do saber escutar é fazer perguntas. Elas vão torná-lo um participante ativo da conversa, fomentarão novas informações e colaborarão para que você tenha uma influência positivas na conversação. Seja sincero no que tange às perguntas e receberá de volta um fluxo maior de informações.

Reconheça os pensamentos e sentimentos do interlocutor

Essa conduta interessada no diálogo pode ser demonstrada através de palavras ou de linguagem corporal, como com um aceno de cabeça. Ao indicar que você está captando o conteúdo da conversa, o diálogo passa de um patamar puramente emocional para a esfera dos assuntos mais sérios.

É também pela demonstração de interesse real nos rumos da conversa que você consegue frustrar as interrupções impertinentes de terceiros. Com um simples sinal ou comentário, você encoraja o interlocutor a prosseguir o assunto tratado.

Descubra o que os outros querem realmente dizer

Saber escutar ajuda-nos a desenvolver a capacidade de perceber os desejos e necessidades das outras pessoas. Se conseguimos escutar verdadeiramente e compreender o que elas querem dizer, nos tornamos ouvintes argutos.

As interações positivas do bom ouvinte ajudam a formar um quadro completo sobre a lógica e os sentimentos em jogo na conversação. Dessa forma, vamos ser considerados pessoas com empatia.

Melhore a autoestima dos outros

Sorria, seja prestativo e bem humorado. Se conseguirmos nos tornar um ouvinte que melhora a autoestima dos outros, as pessoas vão naturalmente nos procurar e depositarão confiança em nós.

Esteja ciente de suas distrações na conversa

Uma mente dispersiva é o inimigo do ouvinte. Não tire conclusões precipitadas, nem busque implicações futuras para o que está ouvindo. Mantenha sua mente sintonizada no presente.

Faça anotações

Não importa se você vai utilizar ou não suas anotações: fazê-las é uma maneira de se mostrar atento à conversa.

Comentário sobre como aprender a escutar o outro

Em primeiro lugar, é muito comum as pessoas se queixarem das oportunidades que perderam. Talvez, um emprego, um convite, uma entrevista, uma sociedade, no trabalho, com os filhos, uma viagem, e etc.

Todavia, elas não se dão conta dos muitos problemas que envolvem essa oportunidade perdida. Nesse caso, pelo menos um componente, não souberam aplicar. Certamente, estou falando que não conseguiram aplicar o conceito de que saber escutar é uma arte.

Aquele que não aplica esse princípio e, portanto, não procura saber que escutar é uma arte, torna maiores as dificuldades em todos os campos de sua vida. Sobretudo, em seu meio ambiente.

Igualmente, Sun Tzu cita os oito tipos de comportamento que entende sejam essenciais para uma boa interlocução.

DIFERENÇA DE OUVIR E ESCUTAR

Acima de tudo, ouvir está mais ligado àquilo que nosso ouvido capta na interlocução.

No entanto, escutar é algo completamente diferente: tem o sentido de estar atento e aberto ao que foi dito. Sendo assim, escutar é uma atitude bem mais ampla e profunda do que a atitude de ouvir.

A imagem trata de uma frase de Ernest Hemingway que traz a importância de saber escutar para uma conversa produtiva.

A imagem trata de uma frase de Ernest Hemingway que traz a importância de saber escutar para uma conversa produtiva

Diferença entre escutar e ouvir

Em princípio, saber escutar é uma arte porque exige prestar muita atenção ao que nosso interlocutor está dizendo. Dessa forma, melhora muito a interação entre as partes envolvidas. Todavia, quem apenas ouve não se preocupa com isso.

Complementando, o diálogo entre interlocutores também exige a vontade de assimilar o que se está falando. Por isso, para quem assimila toda a conversa é porque aprendeu que saber escutar é uma arte. Já, para aqueles que apenas ouvem, não.

Em suma, o ato de escutar pode pois abrir as portas para o sucesso. É só com boas interações é que conseguimos isso.

Por outro lado, o ato de escutar abre as portas para que as pessoas se comuniquem conosco. Para quem só ouve, não. Quem só ouve não consegue entender que saber escutar é uma arte.

Sinceridade na conversa

No entanto, é preciso ser sincero nessas interações. Quem só ouve, não precisa.

Igualmente, o mais importante no ato de escutar é que ele exige de nós a quietude, o silêncio e a compreensão interior. Quando duas ou mais pessoas estão conversando, mas só ouvindo umas às outras, o diálogo não tem expressão alguma, assim como, não chega a lugar nenhum. Essa é a consequência para quem não entende que saber escutar é uma arte.

Como consequência, o diálogo se torna árido, sem emoção e sem empatia. Provavelmente, o silêncio, a quietude e a compreensão do que foi falado, para quem só ouve é o que menos importa.

Portanto, todos dias, ininterruptamente, procure saber que escutar é uma arte. Você vai ver então que muitas portas podem se abrir para você.

 

“Falar é uma necessidade , escutar é uma arte.”

Johann Wolfgang Goethe

Pequena biografia de Sun Tzu

Sun Tzu é conhecido por sua obra “A Arte da Guerra”, composta por 13 capítulos de estratégias militares.

Foi um general estrategista de guerra e filósofo chinês. Nasceu na China, em 544 durante a dinastia Chou (722-476). Foi contemporâneo do filósofo Confúcio (551-479 a. C.).

Dicionário

Empatia: capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Por isso, a empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo, amor e interesse pelo próximo.

Portanto, após alguém dizer alguma coisa aquele que somente ouviu, não escutou. Já, aquele que escutou e prestou atenção.

Arguto: pessoa capaz de perceber rapidamente as coisas mais sutis.

Impertinente: que não tem relação com o tópico em questão.

Fomentar: Estimular, apoiar, sustentar ou iniciar algo. No sentido figurado, fomentar é estimular algo adotando os meios e cuidados necessários para promover o desenvolvimento e conquistar resultados positivos.

Interação: comunicação entre pessoas que convivem em determinado momento; diálogo, trato, contato.

Assimilar: entender um fato ou um diálogo como ele realmente é.

OS LINKS QUE VOCÊ PROCURA ESTÃO AQUI

Acesse as Coletâneas do meu blog, são muito interessantes.

O meu blog também tem posts sobre astrologia.

A arte de escutar e todas as suas nuances estão aqui.

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Reply
    Wilson Rosa
    13/11/2020 at 15:34

    Boa tarde e muito obrigado Bruno!

  • Reply
    Teste Lamattina
    16/11/2020 at 13:18

    Ótimo artigo!

    • Reply
      Wilson Rosa
      16/11/2020 at 15:03

      Obrigado!

Deixe uma resposta